domingo, 16 de outubro de 2011

A visão de um DeMolay sobre o Patriotismo

Texto filosófico discutido na convocação do último domingo, 16 de outubro, de autoria do irmão Paulo Rafael Chaves Mesquita, Mestre Conselheiro Estadual.

A visão de um DeMolay sobre o Patriotismo

Com meus olhos postos no sol poente, eu tenho aprendido muita, mas, muita coisa. E uma delas foi sobre uma de nossas virtudes cardeais, o tão conhecido Patriotismo, lembro-me inclusive que uma das perguntas feitas na entrevista de meu processo de sindicância, foi a respeito de qual o meu entendimento pela palavra PATRIOTISMO, e de forma metódica respondi a pergunta, falando sobre amor a pátria, defende-la acima de tudo, e é claro que não poderia deixar de falar sobre a seleção brasileira de futebol, pelo menos é assim que age a grande maioria dos brasileiros quando se referem a ser patriota, mas vamos parar por aqui, pois o assunto não é futebol e nem muito menos Brasil, sim, muito menos Brasil. Porque só com o passar dos anos, é que fui percebendo que a palavra patriotismo possuía um significado maior, literalmente maior, em todos os aspectos, afinal, sua bandeira é minha bandeira, sua causa é a minha causa, uma ordem, um ideal e centenas de irmãos, espalhados por todo o MUNDO.

Ah... O Mundo, aquele “carinha” que foi dividido por um ser chamado “humano”, em traços geográficos, em formas de comunicação, em etnias, em gêneros, classes econômicas e em diversos outros fatores socioculturais, que tem como ÚNICO OBJETIVO, separar, dividir e negar o quão semelhantes somos e o quanto em comum temos. Afinal um homem nascido no Japão, é tão homem e igual ao nascido no Canadá ou aquele que nasceu nas Bermudas ou no Marrocos. Seja por um aspecto anatomo-fisiológico, sejam por possuírem sonhos, desejos, angustias e principalmente seja por terem atitudes humanas. O que poucos sabem, ou o que muitos têm medo de saber, é que somos cidadãos do mundo, e não cidadãos Brasileiros, Americanos ou Irlandeses. O que poucos reconhecem, é que habitamos um planeta chamado Terra, que congrega e acolhe a todos, independentemente dos termos criados para separarem uma nação chamada HUMANIDADE.

Ser patriota está acima de divisões geográficas ou cor de pele, ser patriota é lutar continuamente contra tudo e contra todos que violam a harmonia de nossa pátria, o mundo, afinal, o que haveríamos de defender com a nossa própria vida se for necessário? Se não for combater á aqueles que por motivos indignos querem prejudicar a NOSSA pátria. É verdade que se deve sempre existir um patriotismo de paz assim como um heroísmo de guerra, e que a cidadania honrada é a única oportunidade oferecida pela paz para a manutenção desta virtude. Mas acima de tudo, devemos aprender a viver todos juntos como irmãos ou pereceremos todos separados como tolos.

Paulo Rafael Chaves Mesquita - Um cidadão do MUNDO!

Nenhum comentário:

Postar um comentário